Senar prestará assistência técnica e gerencial na região ATeG atenderá Itaiópolis, Irineópolis e Campo Alegre

Por HÉLIO HACK 01/04/2016 - 11:21 hs

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através da sua metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), pretende contribuir para que a propriedade rural produza mais e melhor: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. 

serviço oferecido pela entidade vai atender propriedades de cinco Estados - Santa Catarina,  Rio Grande do Sul, , Paraná, Minas Gerais e Goiás.                   

 

O convênio prevê visitas mensais de 4h/propriedade/mês e capacitações para os produtores (120h/propriedade/ano).  

Entre os critérios para seleção das propriedades que serão assistidas pela ATeG estão: volume de produçãopermanência do produtor por dois anos (assinatura de um termo de compromisso com o Mapa), comprovar o potencial para implementar as melhorias propostas pelo Programa e estar inserida nas rotas de comercialização. 

Outras linhas de ações do Programa, que vão complementar a assistência técnica e melhorar a produtividade, a renda e a sustentabilidade do setor agropecuário. O atendimento oferecido pelo SENAR também contemplará a qualificação, difusão de tecnologia e melhoria dos processos de gestão.                                                                            Com ações em curso ou em fase de implantação em 22 Estados, a ATeG deverá alcançar o número de 40 mil produtores atendidos e 1.650 técnicos capacitados no primeiro semestre de 2016. Hoje, já são desenvolvidas ações em 32.605 propriedades rurais, oferecendo consultoria técnica e gerencial, de forma efetiva e constante. 

grupo de instrutores da metodologia da (AT e G) dSENAR se reuniu em Brasília no início de março para um alinhamento de ações e metas do programa para 2016. O encontro contou com a participação de representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rondônia e Minas Gerais. 

Itaiópolis será um dos três municípios do planalto norte, contemplados.  

“O programa será uma mudança no sistema de trabalho do senar e representa novos desafios na profissionalização do campo.” 

 

ItaiópolisIrineópolis e Campo Alegre devem receber já neste ano a assistência técnica com esta metodologiasegundo informou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis e vice-presidente regional da Faesc - Federação da Agricultura e Pecuária de SCDr. Mauro Kazmierczak.   No mês de março, passado, o médico veterinário e coordenador de pecuária do Senar/SC; Dr. Ulisses Osmar Santini, esteve nos três municípios no planalto norte para tratar da implantação das primeiras ações do ATeG na região.  Em Itaiópolis a reunião aconteceu na sede do sindicato rural.                                                                             

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Cidade AM; Santini explicou como será essa assistência nos municípios.   

Serão implantados projetos pilotos onde os sindicatos de produtores rurais estarão formando grupos de agricultores e determinando as atividades a serem desenvolvidas que receberão a assistência do Senar durante dois anos com o objetivo de profissionalizar o produtor e contribuir para a sua evolução em tecnologia, produção, qualidade e renda. Em Itaiópolis deverão ser formados grupos na área de bovinocultura de leite e apicultura. 

 

Esse programa de assistência técnica e gerencial será uma mudança no sistema de trabalho do senar e representam novos desafios na profissionalização do campo” resumiu Dr. Ulisses.  

Ainda destacou que o Senar oferece através dos 103 sindicatos de produtores rurais do estado                   180 treinamentos gratuitos que são divididos nas linhas de Formação Profissional Rural - FPR e Promoção Social - PS.