Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Morcego com raiva é encontrado em Araucária, alguns cuidados são necessários de acordo com bióloga


Morcego com raiva é encontrado em Araucária, alguns cuidados são necessários de acordo com bióloga Foto: Carlos Poly/SMCS

Está circulando uma mensagem pela internet de que um morcego infectado com raiva foi encontrado em Araucária neste mês. A notícia é confirmada pela Vigilância em Saúde, mas não é motivo para pânico, a circulação do vírus da raiva em morcegos é uma situação que pode ocorrer, de acordo com a bióloga Cheila Cristina Martins de Araújo, pois o animal é silvestre, circula na mata e na cidade. Este foi o primeiro caso confirmado este ano na cidade.


O incidente aconteceu na região central de Araucária e a Vigilância em Saúde reforça que o fato do morcego voar durante a noite é uma característica saudável do animal. Este mamífero quando infectado pode ter o comportamento alterado como voar de dia ou não conseguir voar e cair. Interessante ressaltar ainda que poucos morcegos estão infectados com a doença, mas necessário destacar que o vírus ainda existe e que animais silvestres não devem ser manipulados.


Se encontrar um morcego caído no chão, importante não tocá-lo e nem deixar que nenhum animal doméstico entre em contato com ele (cães e gatos). Uma dica é isolá-lo, colocar um balde ou bacia em cima e chamar o Centro de Controle de Zoonoses para buscá-lo e não matar o animal, já que é protegido por lei. Além disso, os morcegos têm grande importância no controle de insetos.


Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login