Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Jogos Escolares da Juventude registra 16 recordes batidos


Jogos Escolares da Juventude registra 16 recordes batidos

Um dos principais eventos esportivos do calendário nacional chegou ao fim nesta quinta-feira (21) com conquistas e números surpreendentes. Os Jogos Escolares da Juventude, realizados em Curitiba pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniu mais de quatro mil atletas na etapa de 12 a 14 anos, de 1,4 mil escolas de todo o país.


Os atletas participaram de disputas de 13 modalidades e representaram 475 cidades brasileiras. “Esta é a maior edição dos Jogos desde quando iniciamos o projeto, em 2005, superando todos os números de inscritos com a participação de todo o país. Isso significa que estamos alcançando mais cidades e escolas do país. Outro ponto importante é que mais da metade das escolas participantes vieram da rede pública, escolas municipais, estaduais ou federais”, comemora o gerente de Juventude do COB e diretor geral do evento, Edgar Hubner. “Além disso, notamos claramente da evolução das equipes nesta edição. Todos os estados estão se preparando melhor para o evento, aumentando o nível do esporte de base do país a cada ano”, completou.


Recordes


Durante a competição em Curitiba, foram batidos 16 recordes de campeonato, incluindo um recorde nacional: 12 recordes na natação e quatro no atletismo. Um dos recordes, inclusive, não era superado há 12 anos e quem bateu foi a atleta paulista Taimara Pereira de Melo, da Escola Estadual Professora Graziela Malheiro, de São Joaquim da Barra (SP). Ela venceu os 250m rasos feminino com o tempo de 32s87. A marca anterior era de Bianca Santos, com 33s05, obtida nos Jogos Escolares de Brasília 2005.


Celeiro de atletas


A revelação de grandes nomes do esporte brasileiro já virou tradição dos Jogos Escolares da Juventude. Na delegação que representou o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, 52 dos 465 atletas participaram do evento destinados aos estudantes. Entre eles estão Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, Hugo Calderano, do tênis de mesa, e a medalhista paraolímpica Bruna Alexandre.


“Tivemos a satisfação de identificar um crescimento considerável na participação dos atletas que disputaram os Jogos Olímpicos da Juventude. Em Nanquim 2014, 72% dos atletas que participaram da competição passaram pelos Jogos Escolares. No mundial de judô sub-18 desse ano, por exemplo, todos os participantes competiram nos Escolares”, lembrou Hubner.


Integração


Além da prática esportiva, os Jogos Esportivos da Juventude possibilitaram ainda uma integração entre os atletas e também com Curitiba, que recebeu os participantes. A iniciativa faz parte do Programa Educativo e Cultural, que ainda promoveu os Valores Olímpicos: amizade, excelência e respeito.


 “O principal objetivo dos Jogos desde o início é criar oportunidades para essas crianças de conhecerem novas cidades e culturas, contribuindo para a inserção social e o fortalecimento da cidadania de todos eles”, destaca Hubner. Uma programação especial foi realizada no ginásio do Tarumã.


E para inspirar ainda mais os jovens atletas 11 ídolos do esporte nacional fizeram o papel dos Embaixadores dos Jogos. Entre eles, Emanuel Rego (vôlei), Sheilla Castro (vôlei), judoca Tiago Camilo (judô), Fabiana Murer (salto com vara), Etiene Medeiros (natação), Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete) e Silvia Helena Pereira (handebol).


Nova etapa


Em novembro será a vez de Brasília (DF) receber a etapa dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos. O evento acontece entre os dias 16 e 25.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login