Seja bem vindo
Curitiba,16/04/2024

  • A +
  • A -

Em Londrina, Prefeitura lança Projeto de Educação Animal


Em Londrina, Prefeitura lança Projeto de Educação Animal

Nesta quarta-feira (13), às 9 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai lançar o Projeto Educação Animal, que prevê o trabalho de conscientização sobre a posse responsável dos animais junto a crianças da rede municipal de ensino. A solenidade será realizada na sede da Escola Municipal Noemia Alaver Garcia Malanga, situada à Rua da Ginástica Olímpica, 341, no Olímpico.


O projeto de lei foi proposto pela vereadora Daniele Ziober Sborgi. Nele está previsto o trabalho de conscientização da escolha pelo convívio das pessoas com os animais, tendo em vista a responsabilidade dos seres humanos e a relação de amor e cuidado que isso compreende.


Inicialmente, o projeto será implementado em 15 escolas da rede municipal, a começar pela Noemia Alaver Garcia Malanga, que a partir de quarta-feira (13) receberá os profissionais. Destas, serão 12 unidades da área urbana e três da rural. Ao todo, cerca de mil crianças, de 7 a 8 anos de idade, participarão das ações neste ano. A intenção é que, em 2018, todas as escolas recebam o projeto.


Para colocá-lo em prática, três professores do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e seus estagiários vão às escolas conversar com os alunos do 2º ano. De forma lúdica, com o uso de fantoches e slides ilustrativos, eles abordarão a questão dos cuidados com os animais, mostrando que os bichos não são objetos que os homens podem manipular como um brinquedo. Mas, que eles têm sentimentos, emoções e necessitam de cuidados diários de higiene, alimentação e saúde.


Os profissionais também ensinarão às crianças sobre castração e a importância de os bichos não se reproduzirem de forma desenfreada. Isso porque, sabe-se que a melhoria na condição de vida do animal contribui para a prevenção de agravos e trata-se de uma questão de saúde pública.


Além disso, os professores e os estagiários falarão também sobre maus-tratos e a não aceitação da violência cometida contra animais. Para enfatizar essa questão, o projeto conta com a participação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) SOS Vida Animal. Os voluntários vão levar os animais que já sofreram abusos, violência e crueldade e que foram resgatados pela entidade. Assim, os alunos poderão manter contato com esses bichos.


Segundo a professora de Medicina Veterinária e coordenadora do projeto pela Unifil, Joice Elaine Teixeira Campanha, a ideia de elaborar uma ação junto à comunidade surgiu após estudos do grupo de pesquisa em Saúde Pública da instituição. “A ideia surgiu no grupo de pesquisa de Saúde Pública, em que percebemos que o efeito de se conversar com a população adulta é diferente e tem menos efeito do que a conversa com as crianças. Trabalhando as questões dos maus-tratos, da não castração e dos cuidados que os animais requerem desde pequeno conseguimos construir uma população mais consciente. Por isso, nossa intenção é formar protetores mirins de animais, que se virem os pais, parentes ou vizinhos fazendo algo errado possam instrui-los do certo”, explicou.


Já a Guarda Municipal, que também participa da ação, levará os cães treinados. A intenção é mostrar para as crianças que os animais, além de serem amigos dos seres humanos, também ajudam na proteção e segurança das pessoas.


Para a coordenadora das ações nas escolas, da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, a ideia foi trazida pela vereadora Daniele e muito bem aceita pelo Poder Público. “A vereadora nos trouxe a ideia da parceria da Prefeitura e das entidades da área e através das estatísticas mencionadas e dos casos de maus-tratos aos animais que ficamos sabendo, achamos muito importante trabalharmos isso nas escolas. A idade escolhida para isso também é propícia, porque eles compreendem a informação repassada e conseguem assimilar de forma correta. Assim, eles se conscientizam e ajudam a cuidar dos animais, da alimentação correta, do banho e de outros cuidados essenciais”, disse.


Após a ida às escolas municipais, o projeto prevê uma segunda etapa que é a visita dos alunos ao Hospital Veterinário da Unifil. No local, eles poderão ver animais de médio e grande porte, que são atendidos pela entidade, como cavalos, ovelhas e porcos. Ao final, os alunos irão receber uma cartilha para fixação do conteúdo e uma “credencial” de agentes protetores de animais (AGENTE PET).


Da Prefeitura de Londrina




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login