Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Programa de telemedicina de Araucária traz rapidez no diagnóstico de infartos


Programa de telemedicina de Araucária traz rapidez no diagnóstico de infartos Fotos: Carlos Poly/SMCS.

Araucária aderiu esta semana ao Programa Latin (da sigla em inglês para Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto) e graças a ajuda da tecnologia, a partir de agora deverá ficar mais rápido diagnosticar precocemente um infarto agudo do miocárdio e encaminhar o paciente para tratamento.


Os pacientes que estiverem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araucária com suspeita de infarto fazem um eletrocardiograma e as imagens são encaminhadas em instantes por um programa para análise de eletrofisiologistas (especialistas que detectam alterações específicas na atividade elétrica do coração).


O programa é integrado para análise dos diagnósticos, acionamento do SAMU e encaminhamento para o hospital de referência para fazer o cateterismo (nos casos necessários). Quanto menor o tempo para diagnóstico, menos risco de sequelas existirá, e como resultado, mais saúde e qualidade de vida para o paciente.


“Quanto mais tempo obstruído, mais músculo cardíaco é perdido, por isso rapidez e precisão fazem diferença no diagnóstico. Com certeza o programa ajudará a salvar vidas, teremos menos pacientes com insuficiência cardíaca e outros problemas de saúde associados. Além dos impactos positivos para o paciente, com menos usuários com problemas crônicos, há economia para a rede de saúde”, avalia o diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Alberto Filipak.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária, sem a ajuda do Programa de Telemedicina Latin, o tempo para se confirmar um infarto de grau leve pode demorar algumas horas, já que são necessários alguns exames complementares para o diagnóstico, que além de demorados geram custos. Com o programa, a confirmação acontece em cerca de 15 minutos e o fluxo de encaminhamento é definido em até 2 horas.


A adesão ao programa não tem custos para o município, pois o próprio Latin fornece o notebook para ser acoplado ao aparelho de eletrocardiograma, o software e a avaliação dos especialistas. Araucária apenas fornece os materiais descartáveis para cada exame. Nesta primeira semana de adesão ao programa, os equipamentos estão sendo configurados e na próxima semana os primeiros pacientes já devem ser atendimentos pelo novo modelo de atenção em Araucária.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login