Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Jaguariaíva inicia atendimento especial para biometria

Jaguariaíva inicia atendimento especial para biometria


Jaguariaíva inicia atendimento especial para biometria

Começou na manhã de segunda-feira (21) em Jaguariaíva o atendimento especial do Cartório Eleitoral para o recadastramento biométrico do título eleitoral, que identifica o eleitor através das digitais. O procedimento é obrigatório, inclusive para maiores de 70 anos, e deve ser feito até dia 24 de novembro.



Conforme o chefe do Cartório da 18ª Zona Eleitoral do Estado do Paraná, Bruno Adorno Ferragini, quase 26 mil eleitores estão registrados em Jaguariaíva, sendo de 40% já se recadastrou nos últimos meses. Ele informa que para realizar o recadastramento dos que faltam, até a data limite, o Cartório Eleitoral funcionará temporariamente das 9h às 18h ininterruptamente, de segunda a sexta-feira.


Logo no primeiro horário desta segunda, quando iniciou a mobilização, algumas pessoas já aguardavam sua vez de fazer a troca do título. Um dos primeiros a atender a convocação da Justiça Eleitoral foi o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, e o presidente da Câmara de Vereadores, José Marcos Pessa Filho.


Na oportunidade o prefeito informou que a prefeitura apoia o processo, através da cessão temporária de servidores e de infraestrutura adicional, tais como tenda e cadeiras. A parceria foi firmada há alguns meses, quando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Adalberto Jorge Xisto Pereira, junto com outras autoridades, estiveram na prefeitura para discussão do assunto. 


Neste primeiro dia de atendimento, para acompanhar o início dos trabalhos, estiveram no Cartório Eleitoral logo pela manhã a juíza eleitoral da Comarca, Rafaela Mari Turra, e a promotora eleitoral, Eliane Miyamoto Fortes. Após as boas-vindas aos servidores e eleitores presentes, elas explicaram como se dará o processo obrigatório de recadastramento do título.


A juíza Rafaela falou do agendamento via internet, que possibilita ao eleitor a escolha do dia e horário mais conveniente do atendimento. Disse ainda que a intenção é atingir 100% dos eleitores jaguariaivenses com a biometria, que permitirá à Justiça Eleitoral o cálculo atualizado dos eleitores no município.


Para fazer o recadastramento é necessário portar um documento de identificação com foto, título eleitoral, CPF e comprovante atualizado que demonstre vínculo com o município de Jaguariaíva (conta de água, luz, telefone, carteira de trabalho com registro de empresa localizada no município, entre outros).


Aquele que não comparecer ao Cartório Eleitoral para o processo terá seu título cancelado. Além de direito ao voto, o documento é necessário ao cidadão em momentos como o de abrir contas em bancos, expedição de alguns documentos e prestação de concursos públicos.


 



As informações são da assessoria de imprensa. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login