Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Homem procurado por fraude milionária é preso em Contenda


Homem procurado por fraude milionária é preso em Contenda

Um homem procurado pela Polícia Federal e até pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) foi preso na cidade de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele é suspeito de chefiar uma quadrilha acusada de uma fraude milionária do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Vanderlei Agopian foi encontrado por policiais do Tático Integrado de Grupo de Repressão Especial (Tigre), unidade de elite da Polícia Civil do Paraná, numa casa no fundo de uma madeireira na noite de quinta-feira (18).


Agopian foi alvo de uma operação da Polícia Federal em 2013 que desmontou um esquema de corrupção que concedia irregularmente auxílios-doença para pessoas que estavam bem de saúde. E em troca de propina, peritos e funcionários do INSS liberavam o benefício causando rombo nos cofres do instituto. O ponto de partida da fraude é em Carapicuíba, cidade natal dos irmãos Vanderlei e Marcos Agopian, onde eles mantinham um escritório próximo a uma agência do INSS. De acordo com a investigação da PF, os dois abordavam pessoas na porta da agência do INSS prometendo agilizar o processo e garantindo a liberação do benefício. Os dois foram denunciados pelos crimes de quadrilha, estelionato majorado, falsidade e corrupção ativa e passiva.


Vanderlei estava foragido da Justiça e era procurado no Brasil e fora do país. Policiais do Tigre chegaram até ele depois de receber informações sobre o possível paradeiro do suspeito. Vanderlei estava numa pequena casa no fundo de uma madeireira onde, segundo informações colhidas no local, ele trabalhava.


“Dentro da estrutura do Tigre mantemos um setor de inteligência que, neste caso, recebeu informações sobre o paradeiro do suspeito. Consultamos no sistema e vimos que havia mandados de prisão em aberto, que ele era procurado pela Interpol. Fizemos diligências de campo, e ao final, logramos êxito em localizá-lo e cumprir o mandado de prisão”, explicou delegado titular do Tigre, Luiz Fernando Viana Artigas. “Vamos comunicar a prisão do Vanderlei Agopian para a Policia Federal”, completou.


Ao ser abordado, Vanderlei apresentou uma carteira de identidade falsa do Estado de São Paulo com o nome de Edimilson Conceição dos Santos. Por conta disso, ele foi preso em flagrante por porte de documento falso. Os policiais ainda apreenderam um cartão de banco - indicando que Vanderlei pode ter aberto uma conta bancária com o nome falso.


O Tigre agora vai investigar a suspeita de que Vanderlei Agopian pode ter aplicado novos golpes no Estado do Paraná, uma vez que ele conseguiu abrir uma conta bancária com documento falso.


Colaboração Polícia Civil




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login