Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Ação Global intensifica trabalho para reduzir tempo de espera na saúde


Ação Global intensifica trabalho para reduzir tempo de espera na saúde Foto: Carlos Poly/SMCS

As filas para avaliação de cirurgias ortopédicas (pé, tornozelo, joelho, quadril, perna, mão, ombro, cotovelo e coluna) foram zeradas em Araucária com a Ação Global realizada pela Secretaria de Saúde. O movimento visa reduzir o tempo de espera em consultas de especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos.

A iniciativa começou em julho e já traz resultados nas avaliações para cirurgia (ortopédica, de otorrinolaringologia, cirurgia geral, ginecológica), consultas (de neurologia, cardiologia e de oftalmologia) e exames de ecografia para abdômen, ecografia de articulações, eletrocardiograma, endoscopia, eco doppler e de oftalmologia. Antes mesmo da Ação Global, de janeiro a junho de 2017 foram agendados 24.990 exames pela Central de Regulação do município.


Uma das maiores demandas de Araucária está na especialidade de oftalmologia, na qual Roni Souza  Prudente, de 28 anos, aguardava consulta há alguns meses e conseguiu agendamento por meio da Ação Global. Morador da região do Passaúna, o usuário da unidade de saúde do Boqueirão comenta que foi bem atendido. “Fui fazer consulta preventiva de rotina no Hospital Municipal de Araucária e o médico foi muito bom”, elogia o paciente.


Um desafio percebido pela Secretaria Municipal de Saúde é orientar que as pessoas não faltem nas consultas, exames e procedimentos marcados. Em agosto, foi constatada falta dos pacientes em cerca de 30% das consultas extras agendadas de oftalmologia. A orientação é que se o paciente perceber que não poderá comparecer, entre em contato com a unidade básica de saúde e avise com até 48 horas de antecedência para que outro usuário possa aproveitar o serviço ofertado.


Importante também que os usuários mantenham os cadastros atualizados nas unidades básicas de saúde, pois como muitas consultas, exames e procedimentos estão sendo agilizados, as coordenações tentam contatar os pacientes e nem sempre isso é possível, porque a pessoa mudou de endereço, de telefone ou está com algum dado incorreto no cadastro. Portanto, se você, cidadão, está aguardando alguma consulta, exame ou procedimento, aproveite para ir até a sua unidade básica de saúde para atualizar seu cadastro e verificar como está o tempo de espera para o procedimento que aguarda.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login