Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Famílias de ex ferroviários iniciam as primeiras doações que farão parte do acervo.

Memoria ferroviária será resgatada na Lapa.


Famílias de ex ferroviários iniciam as primeiras doações que farão parte do acervo.

Desde janeiro, a nova administração da Prefeitura da Lapa trabalha no resgate da memória ferroviária que, durante muitos anos fez parte de toda a economia do município através da estrada de ferro.


Neste sentido, os Departamentos de Cultura e Turismo buscam priorizar a revitalização da estação ferroviária, com a implantação do Centro de Memória Ferroviária no local, já com data pré-agendada para a inauguração para acontecer em 22 de setembro.


Segundo o Diretor de Turismo Marcio Assad, “este é um importante passo para a concretização do sonho da retomada do turismo férreo, e com ele em todo Paraná uma vez que inúmeros municípios da região metropolitana bem como do norte e noroeste do estado estão desenvolvendo projetos nesse sentido e tem a Lapa como um modelo a ser seguido. Prova disso é que no dia 14 de setembro o Fórum Metropolitano estará reunido aqui para discutir o tema”.


Constatando a realidade do projeto e da proximidade da inauguração do Centro de Memória, muitas famílias de ex ferroviários vem procurando o Departamento de Turismo para disponibilizar peças de acervos pessoais, fotografias, documentos e até mesmo peças resgatadas da antiga Rede Viação Paraná-Santa Catarina.


A Prefeitura informa que, quem desejar doar algum material que possa ser exposto no Centro de Memória pode procurar o Departamento de Turismo, no receptivo turístico, em anexo ao Parque Linear, das 09:00 as 17:00 de segunda a domingo. Telefone 36222036.


A inauguração do Centro de Memória fecha a I Semana Paranaense da Memória Ferroviária, que acontece de 18 a 22 de setembro na Biblioteca Pública do Estado do Paraná.


Serviço: As inscrições prévias poderão ser realizadas pelo email: comunicacao.spmf@gmail.com e maiores informações poderão ser obtidas pelo fone/whatsapp: 41 999861011.


Foto: Relógio doado ao Centro de Memória Ferroviária da Lapa por Dulce Cassou, de tradicional família ferroviária. Seu pai, Celso Cassou, foi o primeiro engenheiro residente da Estação Nova. Na foto, Marcio Assad e Prefeito Furiati.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login