Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Organização: Pela 1ª vez, todas as unidades educacionais de Araucária contam com licença sanitária


Organização: Pela 1ª vez, todas as unidades educacionais de Araucária contam com licença sanitária Fotos: Carlos Poly/SMCS.

Um forte trabalho de reorganização nas unidades educacionais possibilitou que, pela 1ª vez, todas as Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado de Araucária obtivessem a licença sanitária. O documento atesta que o local foi inspecionado e avaliado pela Vigilância Sanitária e que atende aos requisitos previstos na legislação sanitária. A conquista só foi possível pelo comprometimento e trabalho em conjunto entre a Secretaria de Educação (SMED) e as unidades envolvidas.


A partir deste ano, a SMED passou a contar com um setor específico para cuidar, entre outros assuntos, da parte sanitária das unidades a ela vinculadas. Na prática, as unidades educacionais fizeram ajustes para que algumas estruturas e também algumas práticas estivessem conforme o que a legislação prevê. Cuidados com limpeza e higienização foram ampliados e simples mudanças de hábitos também foram necessários.


Exemplo - O CMEI Primavera é apontado pela Secretaria de Educação como um bom exemplo de que o comprometimento é fundamental para atingir o objetivo. No local onde estudam 180 crianças os cuidados simples com a limpeza e organização fizeram a diferença na hora da avaliação que deu a licença sanitária. A mudança de algumas práticas na cozinha e na organização dos brinquedos das crianças são algumas das ações desenvolvidas para readequar o espaço às normas.


Na cozinha, a preocupação com os hábitos de higiene e segurança foram reforçados para que se ofereçam refeições ainda melhores. Os cuidados foram redobrados desde as panelas até a organização da despensa que hoje facilita a identificação do alimento e dos prazos de validade. As verduras hoje estão em um espaço mais arejado e o cronograma de limpeza das geladeiras está visível nas portas.


Os brinquedos das crianças hoje não ficam mais ocupando espaço nas salas. Eles passaram a contar com um espaço próprio e não mais estão em caixas de papelão. Mostrando que é possível encontrar alternativas, a equipe do CMEI utilizou baldes grandes com tampas em vez de precisar comprar caixas organizadoras, que nem sempre custam barato. O uso maior de álcool gel, luvas e sapatilhas descartáveis também virou rotina nesta e outras unidades. 


De acordo com a diretora do CMEI Primavera, Cynthya Caroline de Quadros, não houve muita dificuldade para realizar os ajustes necessários e a unidade educacional fez as adaptações conforme a sua realidade. As adequações no CMEI contaram com o apoio de toda a equipe da unidade e os recursos que precisaram foram fornecidos pela Prefeitura.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login