Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Prefeitura de Araucária retoma Festa do Agricultor com diversas atrações


Prefeitura de Araucária retoma Festa do Agricultor com diversas atrações Fotos: Carlos Poly/SMCS.

Retomada pela Prefeitura com o apoio de muitos parceiros, a Festa do Agricultor reuniu produtores de diversos cantos do município no Salão da Comunidade do Rio Abaixinho, no último sábado (29). O evento contou com muita música, dança, atrações para as crianças e um jantar de confraternização. A festa, que teve sua primeira edição em 1995 na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), visa homenagear aqueles que produzem os alimentos que vão para a mesa das famílias brasileiras.


Para o secretário Municipal de Agricultura Luiz Gustavo Botogoski, não é somente no momento de fartura que se tem que comemorar. Reunir os agricultores nos momentos de dificuldade visa buscar a união e valorizá-los para que eles viabilizem suas atividades no campo. Da parte da Prefeitura, o apoio tem se mostrado importante com a retomada de programas que estavam parados como a distribuição de calcário e o que doou 100 mil mudas de morango para pequenos agricultores.


Além disso, há o apoio para a piscicultura (com maquinário e técnicos), melhorias nos Departamentos Agronômico e Veterinário e aquisição de dois veículos com recurso próprios para apoio nos programas desenvolvidos. “Também estamos prestes a comprar dois tratores, quatro ensiladeiras, um subsolador e mais dois veículos em parceria com Governo do Estado. Mesmo que o recurso seja pouco nós estamos otimizando de uma forma bem racional de forma que venha a atender principalmente o nosso pequeno agricultor”, explicou o secretário.


O agricultor Odair José Storrer, morador do Campina das Palmeiras, cresceu em uma família de produtores rurais que planta diversos tipos de hortaliças. A produção é vendida para a Ceasa e também para a alimentação escolar. O agricultor elogiou a retomada da festa e também as melhorias realizadas pela Prefeitura na estrada próximo a sua propriedade. “Estrada boa é outra coisa. Não tem pó na mercadoria. Você transporta de maneira mais segura e mais rápido”, avaliou. 

Momentos - A fé do homem do campo teve destaque no início da Festa do Agricultor quando houve uma bênção especial para agradecer as conquistas alcançadas. As crianças puderam aproveitar o pula-pula, piscina de bolinha, camarim de pintura, algodão-doce e pipoca; atrações oferecidas pelas Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Cultura e Turismo.


A Festa do Agricultor contou com a presença do cônsul-geral da Polônia no Brasil Marek Makowski. O cônsul afirmou que conhece e ama a cidade de Araucária e que já participou de muitas solenidades. Makowski também destacou que já na época medieval a região da Polônia era um celeiro de alimentos da Europa e que os antepassados poloneses contribuíram para o desenvolvimento da agricultura do Brasil.


As apresentações culturais da Festa do Agricultor ficaram por conta da Estância Araucariense, da dupla Rennan Melo e Fernando, do Gaúcho Campesino e Grupo Tá na Moda. Integrantes do grupo folclórico polonês Wesoly Dom recepcionaram os participantes na entrada do evento. Os agricultores também participaram de sorteio de brindes oferecidos por parceiros.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login