Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Uso de drogas pode desencadear transtornos e doenças psiquiátricas


Uso de drogas pode desencadear transtornos e doenças psiquiátricas

A adolescência é uma fase difícil para muitos jovens, um momento de muitas mudanças, reafirmações e de consolidação de aspectos de personalidade. Para lidar com desconfortos ou problemas, alguns podem buscar as drogas e isso pode trazer consequências graves. Isso porque o impacto do uso de drogas durante a adolescência pode ser maior do que nas outras fases da vida.


De acordo com a psiquiatra do Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Outras Drogas de Araucária (CAPS AD), Ângela M. Levorato, até os 21 anos o cérebro ainda está em formação. E por isso os prejuízos para os adolescentes usuários de drogas acaba sendo maior do que para adultos, pois pode interferir do desenvolvimento cerebral do indivíduo.


Para a especialista, é algo preocupante a relação do número de casos de adolescentes que fazem uso de maconha e que desenvolvem esquizofrenia. A profissional explica que nos casos onde já há alguma predisposição genética para o desenvolvimento da doença, o uso de drogas pode funcionar como um “gatilho” e auxiliar no aparecimento da doença. A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que não tem cura, apenas tratamento para controle. Seus principais sintomas são reações de dissociação da ação e do pensamento do indivíduo, que trazem dificuldades para o paciente distinguir o que é ou não real (delírios e alucinações).


O uso frequente de algumas drogas pode induzir ainda a síndromes psiquiátricas semelhantes à depressão, ansiedade pânico, mania e transtornos de personalidade.


Pesquisas apontam que a idade média em que os jovens brasileiros entram em contato com drogas pela primeira vez é entre 10 e 12 anos. A psicóloga do CAPS AD, Karlla Wiezzer, comenta que muitos jovens utilizam drogas para alterar algum comportamento com o qual não se sentem confortáveis, como para driblar a timidez, desligar temporariamente de problemas, não brigar com outras pessoas e assim por diante. No entanto, a profissional alerta que não adianta fugir de um problema e se deparar com outros.


“Eles geralmente elegem alguma droga que tem a ver com o momento deles: maconha, narguilé, cocaína, álcool. Na minha visão o álcool é uma das principais, porque a partir dele inicia o caminho para outras drogas. E só o álcool em si já é problemático porque pode facilitar a adoção de comportamentos inadequados, arriscados ou violentos”, opina Karlla. Não custa lembrar que álcool e tabaco apesar de serem legalmente aceitos (para maiores de 18 anos), a venda e consumo para menores de idade é proibida por lei no Brasil.


Atendimentos do CAPS
O CAPS AD é uma unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas no município, buscando a reinserção social dos pacientes. O interessado pode procurar diretamente o serviço, sem precisar de encaminhamento ou agendamento prévio. Cerca de 300 pacientes estão cadastrados no serviço e recebem acompanhamento atualmente. No local há acompanhamento com psicólogos, psiquiatra, terapia ocupacional, equipe de enfermagem e de serviço social. O CAPS AD atende no Complexo de Saúde São Vicente de Paulo, em frente à loja Havan. O telefone de contato é o 3614-7717. 


Semana de Prevenção
Clique Aqui e confira o cronograma das atividades preparadas para a Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que acontece até o dia 02 de julho, em Araucária.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login