Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Palestra dá dicas de como prevenir queda de idosos em casa


Palestra dá dicas de como prevenir queda de idosos em casa Foto: Michelli Gomes/SMCS.

Algumas palestras e oficinas estão sendo realizadas nessa semana no Centro Dia Idoso de Araucária para falar de estratégias para prevenir queda de idosos. Agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros estão participando da capacitação para replicar os conhecimentos nas unidades básicas de saúde posteriormente.     


A palestra foi realizada com a acadêmica de terapia ocupacional, Bruna Maria Cerazi. Na sequência aconteceu uma visita guiada no Centro Dia Idoso e foi realizada a apresentação de um teatro interativo com a fisioterapeuta Débora S. T. da Mota e com a auxiliar de enfermagem Abegair de Souza Zaganski. As atividades feitas são em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, celebrado dia 24 de junho.       


De acordo com dados da Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI), dos idosos atendidos com a geriatra da clínica no período de fevereiro a novembro de 2016, mais de 40% relataram ter tido pelo menos uma queda no último ano. Todos os dias cada fisioterapeuta do serviço atende ao menos dois pacientes idosos para reabilitação devido a fraturas por quedas. Os registros mostram ainda que a maioria das quedas ocorre dentro de casa e as fraturas mais comuns são de punho e fêmur.


A necessidade de reforço das medidas preventivas se dá porque geralmente os pacientes de mais idade possuem a saúde mais frágil e podem apresentar dificuldade de locomoção, visão debilitada, audição reduzida e apresentam menos cálcio nos ossos (o que facilita as fraturas no caso de quedas), dentre outros exemplos. Além disso, a maioria dos acidentes caseiros com idosos podem ser evitados ou minimizados com a adoção de ações simples. Confira algumas:


- Mantenha os ambientes bem iluminados.
- Importante que na casa tenha um telefone em cada cômodo para que o idoso não precise correr para atender as ligações. O telefone mais próximo também ajuda o idoso a pedir ajuda caso precise de ajuda (por isso é recomendado até que andem com celular sempre no bolso).
– Ao subir escadas, use o corrimão para se apoiar.
- Tome banhos de sol todos os dias (antes das 19h e depois das 16h) e consuma leite e derivados (para repor o cálcio dos ossos).
– Instale barras de apoio no banheiro, próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro.
– Guarde seus objetos de uso frequente em locais onde você possa alcançar facilmente. Nunca suba em banquinhos ou cadeiras para alcançar algo.
– Mantenha os pisos secos e evite encerá-los. Evite os tapetes ou fixe-os ao chão.
– Mesmo dentro de casa, evite usar chinelos e pantufas. Prefira calçados fechados e de salto baixo.
– Não deixe fios de luz, roupas, objetos espalhados nos trajetos por onde você anda.
– Use sempre seus óculos, aparelhos de audição e bengalas se precisar.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login