Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Vereadores de Curitiba aprovam ajuste fiscal sob protestos

Transferência da sessão ocorreu a pedido da Secretaria de Segurança; clima do lado de fora é de tensão


Vereadores de Curitiba aprovam ajuste fiscal sob protestos

Protegidos" por forte aparato policial e alheios às manifestações que ocorriam do lado de fora, os vereadores de Curitiba aprovaram nesta segunda-feira (26), em sessão na Ópera de Arame, os quatro projetos de lei do "pacotaço fiscal" do prefeito Rafael Greca (PMN). No primeiro deles, que muda o regime de previdência dos servidores municipais, foram 25 votos favoráveis, nove contrários e uma abstenção. Professora Josete (PT) e Goura (PDT) se retiraram para não participar do que chamaram de "espetáculo de cartas marcadas". A segunda e derradeira votação está prevista para ocorrer amanhã.


A plenária começou às 9h15, no teatro, que fica localizado no bairro São Lourenço, a sete quilômetros da Câmara Municipal (CMC). Por volta de 12h50, os vereadores ainda apreciavam as emendas. O lugar amanheceu cercado por policiais militares, que só permitiam a entrada de pessoas autorizadas. A transferência foi definida na sexta-feira (23) passada, em reunião extraordinária, convocada com duas horas de antecedência. O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), disse atender a uma solicitação do secretário de segurança pública do Paraná, Wagner Mesquita. A ideia era evitar "confrontos" como o verificado na última semana, quando quatro trabalhadores ficaram feridos.










Os vereadores se reuniram no palco, enquanto assessores e jornalistas se concentravam em "camarotes" no piso superior. Impedidos de participar, funcionários públicos protestaram em frente à Pedreira Paulo Leminski, que fica ao lado, com faixas, apitos e megafones. A Polícia Militar (PM) não informou o efetivo, mas parlamentares estimaram em mais de três mil. Um helicóptero da PM sobrevoava o local. Em determinado momento, foi possível observar bombas de efeito moral sendo atiradas. Agentes também usaram spray de pimenta e cassetetes.



Vereadores se reuniram na Ópera de Arame para realizar a votação



Vereadores se reuniram na Ópera de Arame para realizar a votação

Foto: Mariana Franco




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login