Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

PM de Mafra desenvolve Programa: Rede de Vizinhos

Ação busca o fortalecimento de vínculos comunitários


PM de Mafra desenvolve Programa: Rede de Vizinhos (Foto: Reprodução)

Conforme a Polícia Militar (PM), de SC: “ no passado as relações pessoais eram mais próximas, onde praticamente todos os moradores de uma rua se conheciam. Hoje, em tempos de redes sociais, as pessoas acabam tendo vários amigos na internet, mas muitas vezes não sabemos quem mora na casa ao lado.Uma das melhores formas de aumentar a segurança de uma rua é a aproximação das pessoas, onde quando as pessoas passam a se conhecer, ter uma noção de quem são os moradores daquela região. Uma rede informal de segurança acaba sendo criada e se torna possível por exemplo, identificar uma pessoa estranha, um carro estranho que estiver circulando pela sua rua. Com este pensamento, a PM de Mafra, através da GEMFA, lançou na noite da quinta (22), o programa, tendo como bairro-piloto, o Vila Nova.


O programa, que em Santa Catarina é uma iniciativa da Polícia Militar, foi explanado em Mafra, pelo Major - PM, Silvano Sasinski (Sub-Comandante da GEMFA), sendo informada a metodologia de implantação e as diretrizes a serem seguidas para a criação das redes de vizinhos nos diversos bairros de Mafra. “Após o bairro Vila Nova, o Vila Ivete e outros sucessivamente, serão agraciados com o programa que é preventivo e aberto á todas as comunidades”.


O Programa Rede de Vizinhos, permite organizar as diversas comunidades, que recebem o repasse de dicas preventivas, mobilizando as pessoas a evitarem se envolver e mais, denunciar delitos”, explica Sasinski. Este programa é pautado na filosofia de polícia comunitária e está em conformidade com a mundialmente consagrada metodologia do neighbourhood watch , onde se busca o fortalecimento de vínculos comunitários com melhorias na sensação de segurança. O programa funciona com a realização de encontros para se discussão dos problemas de


uma rua ou bairro, onde são repassadas orientações de segurança por parte da polícia militar e com a criação de redes de comunicação por mídias sociais.


(Paulo Roberto Peyerl).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login