Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Servidores invadem Câmara Municipal e confusão deixa feridos


Servidores invadem Câmara Municipal e confusão deixa feridos

Servidores municipais invadiram o plenário da Câmara Municipal de Curitiba na manhã desta terça-feira (20), quando seriam apreciados quatro projetos de lei que tramitam em regime de urgência e que fazem parte do Plano de Recuperação de Curitiba, proposto pela prefeitura de Curitiba. Há relatos de pelo menos seis pessoas feridas durante a confusão.


A sessão foi suspensa em função da confusão. Os servidores pedem a retirada dos projetos de lei sobre o ajuste fiscal.


O clima é tenso desde a chegada dos servidores, que se concentram no entorno da Câmara Municipal. Um grande efetivo policial faz a proteção do Palácio Rio Branco e anexos da Câmara. Os funcionários públicos bloquearam a rua Barão do Rio Branco e uma das pistas da Avenida Visconde de Guarapuava.


Mesmo com a presença dos policiais militares, um grupo conseguiu entrar no plenário da Câmara. A sessão foi aberta normalmente, por volta das 9h, e houve uma pausa de 10 minutos para uma reunião de líderes sobre a votação dos projetos do Plano de Recuperação. A invasão aconteceu pouco depois dos vereadores retornarem ao plenário. Os parlamentares saíram assim que os manifestantes entraram no local.




Na terça-feira passada (13), quando estava prevista a sessão de apreciação destes quatro projetos, também houve uma grande concentração de servidores no entorno da Câmara. A sessão foi suspensa para avaliação da segurança e, no final da tarde, parte dos servidores invadiu o prédio. Após uma série de reuniões, ficou acordada a suspensão da sessão até hoje.


Dois dos quatro projetos de lei envolvem temas que afetam diretamente os servidores municipais: alteração da data-base da categoria de 31 de março para 31 de outubro, além de congelar carreiras do funcionalismo, e mudança na Previdência dos funcionários públicos, com a retirada de R$ 600 milhões do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).


Os outros projetos são referentes ao leilão de dívidas do município e instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal do Município. Além dos quatro projetos de lei, também seriam apreciadas 38 emendas anexadas sobre as propostas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login