Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Novos participantes chegam ao Programa Adolescente Aprendiz


Novos participantes chegam ao Programa Adolescente Aprendiz Foto: Michelli Gomes

Aconteceu nesta segunda-feira (19) a aula inaugural de mais duas turmas do Adolescente Aprendiz de Araucária, na sede do programa, proporcionando o ingresso de mais 66 participantes na formação de Assistente Administrativo. Na primeira aula os jovens ficaram sabendo um pouco mais da iniciativa e receberam cartilhas. 


O curso de 600 horas, que terá duração de aproximadamente 1 ano e meio, traz orientações sobre o mercado de trabalho e ainda permite a inserção dos participantes nesse meio na condição de aprendizes. Da última turma iniciada em março, dos 30 participantes, 17 já estão atuando em empresas desta maneira.

Para participar do Programa é necessário que haja encaminhamento prévio de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou de algum Adolescentro do município, pois as triagens são avaliadas por um profissional de Assistência Social que identifica os casos de maior vulnerabilidade social, os quais possuem prioridade nas vagas. Estudar de noite é um dos pré-requisitos à participação no programa para que haja a possibilidade do interessado fazer o curso no contraturno escolar e também possa atuar na condição de aprendiz em outro período. Não há problemas se o candidato tiver baixa escolaridade ou estiver atrasado no calendário escolar pela relação idade-série.

Nova turma
No final de julho há a previsão de início de mais uma turma, desta vez do Curso de Auxiliar de Linha de Produção. Além da próxima turma programada e das que iniciaram agora em junho, outras 5 já estão em andamento, contemplando mais 143 adolescentes. 

Sobre o Programa
O Adolescente Aprendiz é um programa municipal executado em parceria da Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o SENAI e empresas parceiras. A iniciativa atende adolescentes com idade entre 14 e 24 anos (o curso precisa ser iniciado até 22 anos para que o candidato tenha a chance de concluir a capacitação que dura 1 ano e meio).

Outras opções
Os adolescentes que queiram podem participar de alguma atividade coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social também nos Adolescentros e nos CRAS. Esses locais promovem atividades de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, que auxiliam a desenvolver habilidades comunicativas e sociais. Para informações e encaminhamentos para os Adolescentros, busque o CRAS mais próximo de sua casa. Não custa lembrar que todas as atividades de assistência social são voltadas para os públicos que mais precisam e encontram-se em algum tipo de situação que caracterize vulnerabilidade social.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login