Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Rússia pode ter matado líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou nesta sexta-feira, dia 16, que um ataque aéreo russo, que teve como alvo um encontro de líderes do Estado Islâmico, pode ter matado o líder do grupo terrorista, Abu Bakr al-Baghdadi. A informação foi dada pela agência de notícias Tass.


O ataque foi no dia 28 de maio, em Raqqa, cidade no centro-norte da Síria e principal reduto do EI. “Segundo informações que estão sendo checando por diversos canais, o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, que foi eliminado pelo ataque aéreo, também estava presente no encontro“, informou o ministério segundo a agência de notícias RIA.


Raqqa, na Síria, e Mossul, no Iraque, são as capitais do EI e ambas estão sob intenso ataque de diversas forças de segurança. Raqqa está quase cercada por uma coalizão de grupos sírios, curdos e árabes. A maior parte de Mossul já foi retomada pelas forças iraquianas. A cidade havia sido conquistada pelos jihadistas em junho de 2014, e foi a partir dessa conquista que al-Baghdadi se declarou “califa” (líder de todos os muçulmanos). O vídeo do líder do Estado Islâmico vestido com mantos clericais negros declarando seu califado, do púlpito da Grande Mesquita de Al-Nuri, é sua última imagem pública.


Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 80 milhões) por Abu Bakr al-Baghdadi, para levá-lo à Justiça. A mesma recompensa já havia sido oferecida por Bin Laden e por Saddam Hussein – e também vale para quem denunciar Ayman al-Zawahiri, sucessor de Bin Laden na Al Qaeda.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login