Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Rede de proteção do Paraná conta com mais de 2,2 mil assistentes sociais


Rede de proteção do Paraná conta com mais de 2,2 mil assistentes sociais

O Dia do Assistente Social, comemorado nesta segunda-feira, 15 de maio, é celebrado no Paraná com dados positivos no cenário nacional. De acordo com o Censo Suas 2016, o Paraná é o estado do Sul com maior número de assistentes sociais atuando na rede de proteção social às famílias e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. No ranking nacional, ocupa a quinta posição, com 2.216 profissionais ativos na rede. 

Para a superintendente de Assistência Social da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Maria de Lourdes San Roman, esse, que antes era visto apenas como um gesto de solidariedade, tornou-se um direito constitucional. 

“A promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), em 1993, efetivou a assistência social como política pública. Com isso, os profissionais se tornaram agentes transformadores que trabalham diariamente por melhores condições de vida para as famílias e grupos sociais em vulnerabilidade”, afirma ela. 

Independente da área de atuação, afirma Maria de Lourdes, seja na área de ensino, gestão ou diretamente com a população, esses os assistentes sociais exercem papel fundamental, ao colocar em prática as políticas socioassistenciais e de garantias de direitos.

DEFESA DOS DIREITOS - A presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress-PR), Joziane Cirilo, explica que a ampliação dos serviços da política de assistência social contribuiu para uma ampliação nos trabalho dos profissionais da área. “Eles contribuem para manter os direitos já conquistados. São profissionais de relevância para a sociedade e que assumem seu compromisso na defesa dos direitos humanos”, diz Joziane. 

ATUAÇÃO - A vontade de ajudar o próximo foi o que motivou a coordenadora dos Cras de Campo Mourão, Tânia Maria Backschat, a ingressar na faculdade de assistência social, há 15 anos. Ao longo do curso, a então estudante constatou que o campo não tratava de um auxílio, mas de um direito público. 

Hoje, a política de assistência social como dever do Estado e direito do cidadão é o que Tânia Mara ensina durante as aulas que ministra em uma faculdade do município, onde também atua como coordenadora do curso de Serviço Social. “Atualmente, todo cidadão pode acessá-la por meio de serviços assistenciais. É por isso que, enquanto política, precisa ser organizada, financiada e planejada”, destaca a profissional. 

A secretária municipal de assistência social de Rio Negro (Região Sul), Evanilda Rank de Oliveira, é responsável por auxiliar na implantação dos Creas, dos Cras, dos conselhos de assistência social, de unidades de atendimento à mulher e à juventude. Para a gestora, a grande proposta do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é levar os serviços e programas para toda a população. “Isso faz com que aqueles que mais precisam fiquem mais próximos do atendimento”, explica. 

JUSTIÇA SOCIAL - Já o compromisso com a justiça social sempre foi uma das metas da assistente social aposentada, Maria Aparecida Tamparowsky, que mora em Assis Chateaubriand, Região Oeste. Desde que se formou, em 1991, Cidinha abraçou o desafio de promover a emancipação social das famílias. Foi coordenadora do Cras e participou dos conselhos de direitos e do fortalecimento das redes de proteção no município.

Visitar as famílias, ouvir e levá-las a conhecer seus direitos foi a rotina de trabalho que executou com alegria por muitos anos, até sua aposentadoria, no início deste mês. “Meu lema era: todo dia trabalhar como se fosse o primeiro. Se me perguntarem, eu nem sei quantos anos eu trabalhei”, diz Cidinha. 

PERFIL - Hoje, o Brasil possui 166 mil assistentes sociais registrados nos Conselhos Regionais de Serviço Social. Mais de sete mil estão no Paraná, sendo que aproximadamente um terço deles trabalha em unidades socioassistenciais do Estado e municípios. São espaços como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Atendimento à População de Rua (Centro Pop), unidades de acolhimento.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login