Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Paraná lança programa de promoção a ações afirmativas e inclusivas


Paraná lança programa de promoção a ações afirmativas e inclusivas

No dia em que se comemora a abolição da escravatura no Brasil, 13 de maio, o Governo do Paraná lançou o programa DiversidArte, da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). O objetivo do programa é incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas e que contribuam para acabar com todo tipo de discriminação.


 O lançamento ocorreu na manhã deste sábado (13/05) no Teatro São João, na cidade da Lapa, e contou com a participação do secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e do prefeito municipal, Paulo Furiati.


 Ao reconhecer e valorizar os grupos de culturas populares, imigrantes e todos aqueles historicamente discriminados, como a população negra, povos de terreiro, ciganos, indígenas, quilombolas, faxinalenses, LGBTs, movimentos de rua e idosos, o Estado está atuando na defesa de suas identidades e saberes, garantindo o fortalecimento e a inserção destes grupos nas políticas públicas culturais, viabilizando a criação, a produção, a difusão e a fruição cultural.


 “O programa DiversidArte é a união da arte, da diversidade e cultura. É um programa extremamente importante, porque a cultura tem essa função de aproximar as pessoas, de incluir, de mostrar caminhos, da cidadania”, afirma o secretário João Luiz Fiani. “A Secretaria de Estado da Cultura trabalha de forma estratégica na implementação de políticas públicas que busquem promover a diversidade das expressões culturais. E o DiversidArte tem esse objetivo de valorizar e proteger os conhecimentos e expressões culturais e os direitos coletivos.”


 Após a solenidade, alunos da Escola Especial Integração à Vida, mantida pela APAE da Lapa, e o grupo folclórico Congada da Lapa, fizeram apresentações de dança com performances da cultura afro.


 Em seguida foi aberta a exposição “Negros no Paraná – aspectos da cultura negra no Estado”, no Centro de Informações Turísticas da cidade. A mostra é resultado de uma pesquisa de campo em 38 comunidades remanescentes de quilombos no Paraná.


 Nas imagens, captadas pela fotógrafa documentarista Fernanda Castro, são apresentados elementos da vida cotidiana dessas comunidades, enfatizando a vida familiar, o trabalho e a devoção religiosa. Organizada pela SEEC e Museu Paranaense para ser itinerante, a exposição fica na Lapa até 30 de junho de 2017 e depois segue por outras cidades do Paraná.


“A Lapa tem uma relação cultural como estado do Paraná como um importante centro de cultura pela sua história. Eao fazer aqui o lançamento do programa DiversidArte, a Secretaria de Estado da Cultura nos prestigia, nos ajuda e faz a comunidade entender todo esse processo. A Lapa agradece essa parceria com o Governo do Estado e o reconhecimento da Lapa como um importante centro da cultura do Paraná”, comentou o prefeito da Lapa, Paulo Furiati.


DiversidArte


Resultado da participação da Secretaria da Cultura em diferentes conselhos de proteção e defesa de direitos, o programa atende às metas do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR).


Alguns exemplos de ações que integram o DiversidArte: Mês da Mulher, Mês do Índio, Mês da Consciência Negra, MON para todos, Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná, Curso de Libras no Museu Paranaense, Arte para Maiores, Sessão Sabedoria, Teatro Guaíra para Todos, Exposição Gilda sem Limites, Exposição Incluídos, Exposição Negros no Paraná.


Presenças


Estiveram presentes o coordenador de Incentivo à Cultura, Benedito Isidoro Diniz, o coordenador de Ação Cultural, Luiz Henrique Fernandes, e o coordenador do Programa DiversidArte, Daniel Marcondes, da SEEC; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico da Lapa, Joacir Gonsalves, e a diretora de Cultura, Helenita Prevedello; o vereador Otávio José Rodrigues; o representante dos Quilombolas da Lapa e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Bruno Oliveira; o Presidente da APAE-Lapa, Alvarez Cherubini.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login