Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Bree chega ao mercado incluindo foco em eficiência energética

Em operação rara, investidores e funcionários compram primeira Unidade Produtiva Isolada (UPI) de grupo em recuperação judicial


Bree chega ao mercado incluindo foco em eficiência energética

A Bree, Brazilian Energy Efficiency, é a nova marca da Inepar Capacitores. A estratégia da empresa, comandada por novos acionistas, é somar uma forte atuação na área de eficiência energética e qualidade de energia à experiência de três décadas como fabricante de produtos, diagnósticos e soluções de distúrbios em sistemas elétricos. Além de seguir atendendo o mercado interno, onde consolidou uma extensa carteira de clientes, a Bree se posiciona como empresa global e pretende buscar 30% de suas receitas no mercado externo.


“Somos a única empresa brasileira na produção de capacitores e banco de capacitores, num cenário dominado por gigantes multinacionais. Temos a capacidade de atender o cliente de ponta a ponta, produzindo equipamentos, oferecendo a instalação e acompanhamento e buscando soluções inteligentes para o mercado de eficiência energética e qualidade de energia”, explica o diretor geral, Rafael Wolf Campos, um dos investidores.


Graças a mecanismos da atual Lei de Falências (nº 11.101, de 2005), que proporcionam garantia aos compradores de ativos de empresas em recuperação judicial, a Bree nasce completamente desvinculada de qualquer passivo do Grupo Inepar/Iesa. A Inepar Capacitores foi a primeira UPI (Unidade Produtiva Isolada) do Grupo Inepar a ser vendida em leilão, realizado em 3 de outubro de 2016, dentro do processo de recuperação judicial da holding.


O grupo investidor – que atua em geração de energia, construção civil e serviços – comprou 51% da sociedade e possibilitou aos funcionários da Inepar Capacitores a aquisição de 49%, em processo conhecido no mercado como “management + investors buy out”, pelo qual uma companhia é comprada por um grupo de funcionários e investidores externos. Esta configuração – raramente empregada no Brasil – permitiu aos novos acionistas um ambiente de riscos mitigados e um grande impulso para reposicionar a empresa no cenário.


“Os alicerces que conferem reconhecimento de mercado à Inepar Capacitores permanecerão. Seu corpo técnico, responsável pelo trabalho de inteligência e engenharia, detém três décadas de experiência à frente do desenvolvimento tecnológico, engenharia de produto e de aplicação em campo, além da gestão do processo industrial na área de compensação reativa”, menciona o engenheiro eletricista Ricardo Woitowicz.


Ele liderou a busca por investidores e a negociação para compra da empresa, e agora responde como diretor comercial da Bree. Os 80 colaboradores, dos quais mais de 20% são engenheiros, permanecem na companhia, cujo parque industrial ocupa uma área de cinco mil metros quadrados em Araraquara (SP).


Seu mercado historicamente se concentra na indústria e nas concessionárias de transmissão e distribuição de energia. Em 2016, vendas diretas de produtos às concessionárias representaram 62% do faturamento. O mercado interno representa 95% das vendas e o mercado externo está na mira da empresa. “A expectativa é alavancar o relacionamento com o mercado externo com o objetivo de que 30% do faturamento venha de clientes de outros países nos próximos cinco anos”, comenta Campos.


Para consolidar sua expansão nesse mercado de eficiência energética e qualidade de energia, a Bree está reforçando a área dedicada à solução e estudos. O objetivo é buscar novos produtos, parcerias e diferenciação tecnológica. Com a nova marca, a companhia assume o desafio de manter-se jovem, inovadora e robusta, fortalecendo parcerias para continuar crescendo.


O que faz a Bree


Empresa 100% brasileira, a Bree fabrica produtos voltados ao mercado de energia, como capacitores, bancos de capacitores, filtros de harmônicos, reatores e chaves. Atua ainda na integração de soluções, fornecendo projetos completos – turn key– na área de subestações, e soluções completas em qualidade de energia.


O plano de negócios prevê que o faturamento cresça na área da qualidade da energia, hoje uma das maiores preocupações das agências reguladoras e concessionárias de energia elétrica. Os principais fatores para essa aposta são: a mudança na matriz energética nacional, com expansão de fontes renováveis como solar e eólica; a descentralização das fontes geradoras, com o crescimento da geração distribuída ou auto-geração; e a exigência de equipamentos cada vez mais sofisticados no setor industrial, muito sensíveis à qualidade da energia.


“A combinação desses fatores exige equipamentos e soluções confiáveis, que a Bree está preparada para fornecer, seja com produtos próprios ou de outros fabricantes”, explica Woitowicz. “Enxergamos um futuro promissor para o segmento de energia elétrica. A energia é insumo essencial em qualquer processo produtivo”, completa o engenheiro.


Apenas na instalação de sistemas de autogeração, a Aneel previa um crescimento na faixa de 800% em 2016, com predominância da energia solar fotovoltáica. Esse segmento deve movimentar R$100 bilhões até 2030 e configura um cenário que exige investimentos da cadeia de geração, transmissão e distribuição, para que a energia chegue ao destino em parâmetros ideais de qualidade, capaz de garantir à indústria a qualidade dos produtos finais.


Operação pioneira


A Inepar Capacitores foi leiloada em 3 de outubro de 2016, dentro do processo de recuperação judicial da holding. A empresa foi adquirida pelo grupo de investidores e funcionários que constituiu a Bree. Em conjunto, eles elaboraram o plano de negócios, com alinhamento sobre gestão e operação, e a proposta de compra, que foram apresentados ao juiz responsável pelo leilão. Não houve outras propostas arrematantes.


“Essa foi uma operação pioneira em São Paulo. Os gestores e funcionários que conseguem comprar uma empresa conquistam uma importante vantagem competitiva: conhecer como ninguém a realidade financeira, os problemas e as potencialidades da companhia”, explica o advogado Pedro Bianchi, da Felsberg Advogados, escritório que coordena o processo de recuperação judicial do Grupo Inepar/Iesa, em São Paulo.


No caso da Bree, o emprego de recursos próprios para a compra da UPI foi outro fator de segurança da operação. “Muitas vezes, para conseguir que a aquisição seja efetivada, os compradores recorrem a financiamentos. Nesse caso, o risco foi ainda mais reduzido com a aquisição sendo realizada exclusivamente com recursos próprios”, diz o advogado.


A atual Lei de Falências tem mecanismos que proporcionam garantia aos compradores de ativos de empresas em recuperação judicial. “A lei garante que a empresa vencedora do leilão não assumirá as dívidas do vendedor do ativo que for desvinculado na chamada unidade produtiva isolada. A UPI protege os interesses dos investidores na compra do ativo da empresa em recuperação judicial de potenciais sucessões de dívidas”, comenta o especialista.


Cerca de quatro mil empresas entraram em recuperação judicial nos últimos três anos, segundo dados da Serasa Experian. Em 2016, o indicador aponta para um número 44,8% maior do que o registrado em 2015, sendo o maior para o acumulado do ano desde 2006. Ainda segundo a Serasa, as micro e pequenas empresas lideraram as solicitações de recuperação judicial de 2016, com 1.134 pedidos, seguidas pelas médias (470) e pelas grandes empresas (259).


Sobre a Bree


A Bree, Brazilian Energy Efficiency, tem como foco a atuação na área de eficiência energética e qualidade de energia, aliando tecnologia e inovação. A empresa é referência na fabricação de produtos voltados ao mercado de energia, como capacitores, bancos de capacitores, filtros de harmônicos, reatores e chaves. A Bree tem como foco a integração de soluções, fornecendo projetos completos – turn key – na área de subestações, e soluções completas em qualidade de energia e eficiência energética. Localizada na cidade de Araraquara, em São Paulo, com um parque industrial de cinco mil metros quadrados, a Bree é a única empresa de capital nacional na produção de capacitores e banco de capacitores de potência e tem a capacidade de atender o cliente de ponta a ponta, produzindo equipamentos, instalação e soluções inteligentes para o mercado de eficiência energética e qualidade de energia. A Bree comprou a Inepar Capacitores em outubro de 2016, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de energia. Mais informações no site www.breeenergy.com.br ou pelo telefone (16) 3303.1850.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login