Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Hipertensão arterial é um inimigo silencioso

26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial


Hipertensão arterial é um inimigo silencioso

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma das doenças que mais matam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que o mal atinge aproximadamente 30 milhões de brasileiros e mata 300 mil pessoas todos os anos no Brasil. Deste número, cerca de 25% da população brasileira, mais de 50% na terceira idade e 5% de crianças e adolescentes sofrem com o mal. Para reforçar a prevenção da doença, no próximo dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.


O cardiologista do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Dalton Precoma, explica que a hipertensão arterial não apresenta sintomas que permitam antecipar o diagnóstico. “A hipertensão é silenciosa e por isso a prevenção é ainda mais importante. A doença pode surgir em crianças, adultos e idosos e exige acompanhamento médico frequente”, explica.


O especialista reforça que a mudança de hábitos como alimentação, tabagismo e a prática de exercícios físicos é fundamental para a prevenção do mal. “Um dos primeiros passos é reduzir o consumo de sódio na alimentação. Apesar da hipertensão arterial ser atrelada ao sal, o sódio é o responsável por contribuir para o agravamento da doença”, comenta.


Dicas para prevenir a hipertensão arterial


1.    Tenha o costume de verificar a pressão ao menos uma vez por ano


2.    Pratique exercícios físicos por 30 minutos ao menos quatro vezes por semana. O ideal são 150 minutos por semana


3.    Reveja os hábitos alimentares e cuide do peso


4.    Reduza o consumo de álcool. Sendo possível, não beba


5.    Esqueça o hábito de fumar


6.    Tenha momentos de lazer com a família e amigos. Evite o estresse


7.    Procure um cardiologista e siga as orientações do profissional


Conheça 11 alimentos que são vilões


1.    Sal


2.    Embutidos


3.    Alimentos enlatados


4.    Bolachas


5.    Sopas em pó


6.    Refrigerantes e sucos diet


7.    Alimentos prontos congelados


8.    Macarrão instantâneo


9.    Azeitonas e outros alimentos em conserva


10.  Shoyu e outros temperos industrializados


11.  Sanduíche de presunto e queijo


Medicamentos no SUS


O Ministério da Saúde informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todas as classes de medicamentos necessários para o controle da hipertensão arterial. O programa Aqui Tem Farmácia Popular também ampliou a gratuidade de medicamentos para hipertensos. São mais de 15 mil farmácias e drogarias conveniadas ao programa.


Sobre o Hospital Angelina Caron


O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br





 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login