Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Helicóptero irregular utilizado para frete de pessoas é apreendido em Pato Branco


Helicóptero irregular utilizado para frete de pessoas é apreendido em Pato Branco

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) Pato Branco, da 5ª Subdivisão Policial e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) apreenderam um helicóptero que estava sobrevoando sem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 2010, em Pato Branco, região sudoeste do Estado. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira (21).


Durante a operação, a polícia verificou que a aeronave, além de documentação irregular, também apresentava problemas na plotagem, ou seja, não tinha identificação com o prefixo de nacionalidade para poder circular, como prevê a Organização da Aviação Civil Internacional (Icao).


Segundo o delegado responsável pela ação, Getúlio Vargas, a Denarc recebeu uma denúncia de que o helicóptero estava sobrevoando a região. “A apreensão da aeronave partiu da denúncia e quando os policiais chegaram no bairro La Salle, onde a aeronave estava, percebeu-se que a mesma realmente não tinha documentação legal e, por isso, não deveria levantar voo”, afirma ele.


O delegado explica que ao levantar voo, sem a documentação necessária, o piloto colocou em risco a própria vida e de outros, além da condição da própria aeronave. Ainda, segundo o delegado, o helicóptero era utilizado pelo piloto para fins lucrativos, como frete de pessoas.


Uma investigação será aberta para apurar os crimes de expor a vida ou saúde de alguém em perigo (art.132), além do crime de expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea (art.261), ambos do Código Penal.


O piloto foi encaminhado para a 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco e, após o depoimento, foi liberado. A aeronave foi levada pelos policiais do GOA para o aeroporto da cidade para que, posteriormente, seja feita a perícia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login