Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

3,5 toneladas de entulhos recolhidos no SOS rio Negro 2017

Dezenas de voluntários se uniram em prol do meio ambiente no sábado ensolarado


3,5 toneladas de entulhos recolhidos no SOS rio Negro 2017

Os voluntários que participaram do SOS rio Negro acordaram cedo. Desde às 7h30 a movimentação era grande nas margens do rio. Entidades das cidades de Mafra e Rio Negro, mais uma vez juntas, realizaram durante toda manhã ações ambientais: limpeza das margens do rio Negro, plantio de mudas para recomposição da mata ciliar e pedágios educativos. Ao todo foram retirados 3.500 quilos de entulhos (3,5 toneladas), sendo 2.300 quilos retirados em Rio Negro e 1.200 quilos em Mafra. Dentre os objetos retirados: garrafas pet, plásticos, roupas, lençóis, carpetes, pneus, embalagens de comida, cordas, mangueiras, equipamentos de pesca, cadeiras, fogão, máquina de lavar e até peças de automóveis.


Todos juntos


A iniciativa do evento foi da CELESC Distribuição S.A. (integrante do projeto Celesc Voluntária) em parceria com as Prefeituras de Mafra e Rio Negro e Defesas Civis, Ong Voz do Rio, SELUMA, COMWAP, 5º RCC, 11º BIA A AAE AP, CASAN, SANEPAR, Pescadores do Rio Negro, Lions International (Mafra e Rio Negro), Rotary International (Mafra e Rio Negro), Soroptimist International Rio Negro, GRÁFICA LIARTE, associações de moradores, entre outras entidades voluntárias.


Sujando a roupa e limpando o rio


Com o uso de embarcações, os voluntários navegaram trechos do rio para coletar materiais recicláveis das águas. Dentre eles, o Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, que também coletou lixo. “O rio Negro é responsabilidade de todos nós. É uma paisagem muito linda, mas que mostra poluição. Parabenizo a todos os parceiros que trabalharam neste dia em prol do meio ambiente”, disse, lembrando que chegou a recolher um fogão, cadeiras e sofá. O vereador Valdir Sokolski ajudou na ação e se surpreendeu com o que recolheu das margens: um para-choque de carro.


Já o vereador de Rio Negro, Gari Vinício KiatkoskiI, plantou mudas de árvores se embrenhou no mato para coletar detritos (latas de refrigerante e cerveja, tapetes, piscina, etc). “É importante ter essa motivação como um alerta ao problema do lixo. Temos uma coleta eficiente nas duas cidades, então não tem porque jogar lixo no rio”, declarou elogiando esta ação de conscientização ambiental.


O presidente da Associação de Moradores Volta Grande, Jaime Coelho, acompanhado de seu filho Gilson, também participou da ação. “Recolhemos lixo do mato. Esta ação é para preservar a natureza. A nossa maior alegria é não encontrar lixo, poder pescar e achar o rio limpo, despoluído”, contaram.


A servidora pública, Sulei Mari de Lima, falou sobre a importância da participação das duas cidades. “Somos cidades irmãs e a união de ambas é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente. Harmoniosamente estamos unidos”.


Missão cumprida


O gerente comercial e administrativo da Celesc , Luiz Cláudio Cardozo, disse estar orgulhoso de todos os envolvidos. “A Celesc agradece e está honrada por estar fazendo parte desta ação com pessoas que independente de qual lado do rio vieram, se juntaram por essa causa e tornaram esse evento um sucesso”. Cardozo completou ainda dizendo que seria injusto tentar elencar entidades e pessoas para agradecer-lhes.


O Chefe da Agência da Celesc em Mafra, Marcos Antonio Rauen, comentou no encerramento do evento, “que esta edição deu a todos um novo fôlego e um novo ânimo para esta caminhada de limpeza”.


Também estiveram presentes o Prefeito de Rio Negro, Milton José Paizani e o vice-prefeito, James Valério, que destacaram e agradeceram a participação de todos e também a organização do evento. “Vocês dão vida ao nosso rio que agradece essa ação. Atitude nobre que nos engrandece”, declarou o prefeito. Valério finalizou dizendo que “o rio Negro é um rio de afinidades e faz as cidades coirmãs existirem”.


Após as declarações, houve sorteio de brindes arrecadados pelas entidades, para alegrar ainda mais a manhã dos voluntários que deixaram seus afazeres para colaborar com o meio ambiente.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login