Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Lapa tem primeira transexual com nome e gênero alterados em documentos


Lapa tem primeira transexual com nome e gênero alterados em documentos Gleisy afirma que a conquista é um novo começo em sua vida



Pela primeira vez na história do município da Lapa as barreiras de gênero foram judicialmente quebradas. Gleisy Vidal Lopes, que antes respondia em registro como pertencente ao sexo masculino, foi a primeira transexual da cidade a ter seu nome e gênero alterado em documento.


A sentença do processo de retificação já foi emitida e agora Gleisy está na fase final dessa longa e árdua jornada. Com o novo documento ela passará a ter registo do nome oficial, constando como pertencente do sexo feminino mesmo sem a necessidade de cirurgia.


Para coordenador do grupo Ruído Rosa – LGBT Lapa, João Andirá, esse é um passo muito importante para o município, pois reflete que há uma disposição do poder público em atingir essas conquistas igualitárias. A partir disso, novos pilares sociais são construídos e é necessário que cada parte se adapte para garantir o respeito à igualdade e aos direitos de todos.


Esse é um processo de luta diária em prol da humanização, porém, Andirá relembra que uma das principais questões que ainda precisamos avançar é a do emprego. “É necessário destruir a concepção de que a orientação sexual distingue um bom profissional, pois o gênero não altera nenhum traço da personalidade e do caráter do indivíduo”, completa.


Quanto a isso, a coordenadora de Igualdade de Gênero e Promoção à Cidadania, Carin Kleinschimidt, declara que “a mudança de nome e de gênero pode parecer um detalhe para a maioria das pessoas, porém para Gleisy significa a possibilidade de viver dignamente e exercer completamente seus direitos, protegendo-a das situações que causam constrangimentos, humilhações, preconceito, discriminação”.


Considerando então, que o nome é o que nos identifica diante da sociedade, uma das principais violações de direitos da população transexual é o uso de um nome que não corresponde a sua identidade. Com o decorrer desse processo, Gleisy afirma que “agora minha vida terá um novo começo, uma nova história, um novo nascimento”.







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login