Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Vigilância Sanitária de Mafra (VISA) realiza ação de educação e conscientização sanitária

Dentre as atribuições da VISA estão as de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde. Realização de ação educativa no CEDUP teve a proposta de conscientizar futuros profissionais


Vigilância Sanitária de Mafra (VISA) realiza ação de educação e conscientização sanitária

Atendendo a uma solicitação do CEDUP, a Vigilância Sanitária de Mafra (VISA) realizou uma palestra para as turmas de técnico em segurança do trabalho e técnico em enfermagem, no dia 18, no auditório da EEB Barão de Antonina. Segundo Alessandro Belém, gerente da VISA, o foco foi a atuação deste órgão da saúde, que entre outros, tem a função de realizar ações de orientação e fiscalização sanitária em áreas como serviços de saúde e interesse de saúde; cosméticos e saneantes; alimentos e água para consumo humano; resíduos e riscos ambientais; saúde do trabalhador; projetos arquitetônicos e hidrossanitários e também a conscientização e a educação sanitária. “Na ocasião mostramos a atuação da VISA na área de saúde do trabalhador, em situações de acidentes e doenças ocupacionais”, explicou.  A outra palestrante, fiscal da VISA, Samira Ribeiro Medeiros, falou de todo o processo quando um trabalhador sofre um acidente, de sua notificação na unidade de saúde, até a verificação do local de trabalho pela VISA. “Quando acontece um acidente, conversamos com o trabalhador, vamos até a empresa, verificamos as condições e orientamos e tomamos medidas para que não aconteçam outros acidentes”, disse.


VISA mais próxima do cidadão


De acordo com Alessandro, “o foco da VISA é fiscalizatório, em prol do consumidor e da saúde pública, e também a conscientização e a educação sanitária estão incluídas no planejamento e nos serviços prestados”. Portanto escolas, universidades, empresas e outras organizações públicas ou privadas, caso tenham interesse, podem solicitar ações educativas para à VISA. Alessandro completa ainda: “multiplicar a informação é uma das formas de prevenção de uma série de problemas relacionados à saúde pública. Para tal, basta o interessado nos ligar para solicitar a ação. A população, bem como o setor regulado também pode nos procurar para pedir orientações ou denunciar alguma irregularidade que presenciar, mas para este último é importante que a pessoa informe o fato e o local e dê referência (endereço, número da casa/estabelecimento, ponto de referência) e venha pessoalmente fazer o registro”.


Serviço:


A Vigilância Sanitária (VISA) de Mafra fica na Rua Gabriel Dequech, ao lado do nº 220, Centro. Horário de atendimento, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Telefone: 47 3642-8708.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login