Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Acordo de cooperação cria o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes no Vale do Silício

Criação do OBCI foi formalizada na Smart City Expo Curitiba 2018 com representantes da Assespro, IBQP, iCities e Prefeitura de Curitiba

A Assespro (Federação Nacional das Empresas de Software) , o IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) e o iCities Smart Cities Solution lançaram na tarde dessa quinta-feira (1º) o OBCI (Observatorio Brasileiro das Cidades Inteligentes), com escritório em São Francisco, nos Estados Unidos. A formalização do acordo contou ainda com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda.

O acordo tem a chancela do Consulado Geral do Brasil em São Francisco, representado pelo embaixador Pedro Henrique Lopes Bório. Ao conhecer a iniciativa, o embaixador manifestou seu apoio para a instalação do OBCI na cidade do Vale do Silício.

O nascimento do observatório ocorre em momento decisivo da maturidade do ambiente de cidades inteligentes no país, com a realização do Smart City Expo Curitiba, evento do consórcio espanhol Fira Barcelona Internacional, entidade de maior prestígio mundial nas iniciativas para o desenvolvimento de cidades inteligentes no mundo.

“O Brasil tem a obrigação de se manter na vanguarda das cidades inteligentes depois de receber o reconhecimento da Fira Barcelona com a realização do Smart City Expo. A função do OBCI vai ser acompanhar de perto as discussões em São Francisco, numa conexão direta com o Vale do Pinhão”, afirmou o embaixador Bório, em depoimento gravado em vídeo.

O papel do observatório será de extrema relevância para o Brasil, servindo de referência oficial para as entidades e legisladores se atualizarem sobre o ambiente regulatório do mundo moderno. As cidades estão cada vez mais conectadas com seus cidadãos, que por sua vez ganham crescente voz ativa e participação nas questões cotidianas.

É por causa da complexidade da vida em sociedade e da dinâmica da sobrevivência que é tão premente prover os gestores públicos e legisladores de todas as formas possíveis de conhecimento no trato regulatório. O trabalho do OBCI será de pesquisar, traduzir e disseminar conhecimento de interesse público.

“O IBQP terá papel fundamental nesse processo, diante da ampla experiência e know-how em pesquisas, sendo a maior autoridade em pesquisa do empreendedorismo no Brasil como realizador da pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor para Babson e London Business School”, diz Robert Janssen, diretor internacional da Assespro Nacional, um dos articuladores do acordo.

O iCities foi escolhido pela Fira para promover seu evento no Brasil, na cidade de Curitiba justamente pelo reconhecimento como empresa precursora dos debates para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e humanas. É a empresa que mais realizou eventos, seminários e consultorias para o desenvolvimento sustentável das cidades no Brasil até hoje.

Tulio Severo Júnior, presidente do IBQP, confirma que “o iCities é a inteligência em smart cities no Brasil, é a inteligência do Observatório Brasileiro, é a empresa com maior número de acordos de cooperação com universidades internacionais, e que nos permitirá ter a mais ampla cobertura para reunir as melhores referências legislativas para esse programa”.

“A diretoria da Assespro, que tem presença nacional e internacional, foi fundamental na articulação desse acordo. O diretor Robert Janssen nos procurou há cerca de seis meses para desenvolvermos um amplo estudo em conjunto e hoje podermos lançar oficialmente o observatório”, relembra André Telles, dretor e fundador do iCities.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login