Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Meio Ambiente apreende equipamentos e aplica multa por pesca ilegal em Araucária


Meio Ambiente apreende equipamentos e aplica multa por pesca ilegal em Araucária Fotos: Sec. Municipal de Meio Ambiente de Araucária

Uma denúncia levou a equipe do Pelotão Verde de Araucária até as cavas do Jardim Tropical na manhã desta quarta-feira (13) onde constatou-se a ocorrência de pesca ilegal. Os dois pescadores foram autuados em mais de R$ 10 mil (juntos) e os equipamentos foram apreendidos. Durante o período de piracema (época de reprodução dos peixes), a pesca de espécies nativas (como bagre e traíra) é proibida.


A equipe do Pelotão Verde apreendeu 10 redes, 3 covos, linhas de espera e garatéias. Importante destacar que o uso de redes, tarrafas, espinhéis e covos, por exemplo, é proibido por lei. Além do período de piracema, foi agravante o fato de haver utilização de equipamentos de pesca proibidos e desta ser realizada em local protegido por lei (rios e lagoas marginais).


A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que no período da piracema só é permitida a pesca de peixes exóticos (carpas, tilápias, bagre africano e black bass), assim como espécies alóctones (apaiari, corvina, tucunaré) e híbridas (tambacu e pintado “ponto e vírgula”). Todo pescador amador, segundo o artigo 8º da Portaria IAP 211/2012, deve obrigatoriamente portar documento de identificação pessoal e licença de pesca amadora, sendo passível de multa a sua falta.


Denúncias sobre pesca ilegal podem ser feitas por meio do 153 (Guarda Municipal) ou via (41) 3614-7480 (Meio Ambiente).





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login