Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária celebra 30 anos de atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência visual


Araucária celebra 30 anos de atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência visual

O trabalho por uma educação inclusiva e de qualidade para as pessoas com deficiência visual completa 30 anos em Araucária. Para celebrar este marco a Secretaria de Educação (SMED), por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CMAEE Area Visual, realizou um evento na última semana, no Centro Dia Idoso. Pais, alunos e profissionais da Educação participaram do encontro que serviu para renovar o compromisso com ações de inclusão no município.


Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação Henrique Rodolfo Theobald destacou a responsabilidade de “olhar para frente” e buscar um atendimento cada vez de melhor qualidade. “Uma educação inclusiva de qualidade depende deste atendimento de qualidade”, comentou. Para a coordenadora do Centro, Cleuza Oliveira de Souza Mello, o trabalho realizado neste espaço possibilita que a pessoa se aproprie do conhecimento, tenha autonomia e possa transformar a sua realidade.


Apoio - Um dos convidados para o evento, o professor Ricardo José Lima, especialista em Técnicas Assistivas em Educação, enfatizou a importância do apoio dos professores para que a pessoa com deficiência tenha autonomia. “Eu só venço e só venci porque tive bons professores”, declarou. Lima lembrou que o processo de inclusão na Educação deve contar com um bom atendimento educacional especializado. “A partir do momento em que a criança cega consegue ter sua comunicação ela estuda em qualquer lugar. Não precisamos de uma 'escola especial'. Precisamos de escolas e CMEIs organizados para que sejam de todos. É nesta escola e neste CMEI que precisamos estar”, afirmou.


O professor destacou que a tecnologia tem se mostrado muito positiva para auxiliar as pessoas com deficiência visual nas mais diferentes tarefas: “Hoje você pega o celular, fotografa uma embalagem, e ele diz se é milho verde, a marca do produto e outras informações”. Apesar das facilidades tecnológicas, Lima lembra que a tecnologia assistiva é apenas um meio, e não o único, para se trabalhar com alunos com deficiência. “O fundamental é a pessoa que está à frente (o professor)”, disse ao público do evento.


Ex-aluno - Ozias Fernandes de Sales nasceu cego e conta que veio para Araucária com a família em 1987 “sem perspectiva de futuro, por não ter estudado, por falta de ensino especializado no interior do Paraná”. Hoje, é advogado na cidade e pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil. Ele é uma das muitas pessoas que foram atendidas no que atualmente é o CMAEE-Área Visual e agradece a dedicação dos profissionais que trabalham nesta área no município.


O CMAEE-Área Visual é um Centro que dá o apoio para que pessoas cegas ou com outras limitações visuais, matriculadas ou não nas unidades educacionais, possam ter autonomia e independência. Na Educação, o serviço é um suporte para que essas pessoas com deficiência possam frequentar o ensino regular. A integração entre o Centro com as unidades escolares é fundamental para que as atividades tenham seus objetivos alcançados. Por isso, o local conta com uma profissional da educação que realiza este contato frequente entre esses espaços que o aluno frequenta.


O atendimento no CMAEE-Área Visual ocorre a partir dos 6 meses de idade e depende de laudo médico. A grande maioria dos alunos frequenta o Centro duas vezes na semana. A busca por uma vida autônoma é o objetivo do CMAEE-Área Visual. Para isso, o aluno aprenderá a escrita em braille e terá atividades que trabalham o sentido mais amplo de educação para andar, comer, se comportar em grupos sociais. O espaço também conta com uma sala onde são elaborados materiais específicos para esses alunos utilizarem nas aulas: maquetes e outros materiais com relevo e texturas, impressões em braille, entre outros.


O CMAEE-Área Visual fica à rua Lourenço Jasiocha, nº 981. Telefones: (41) 3901-5187 ou 3901-5399.





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login