Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Soldado norte-coreano descobriu ter 'enormes parasitas'

Um soldado norte-coreano que foi baleado enquanto fugia através da fronteira tem um nível extremamente alto de parasitas nos intestinos, dizem os médicos.


Soldado norte-coreano descobriu ter 'enormes parasitas'

O defetor atravessou a zona desmilitarizada na segunda-feira, mas foi baleado várias vezes pelos guardas de fronteira da Coréia do Norte.


Os médicos dizem que o paciente é estável - mas "um número enorme" de vermes em seu corpo está contaminando suas feridas e piorando a situação.


Sua condição é pensada para dar uma visão rara da vida na Coréia do Norte.


"Eu nunca vi nada assim nos meus 20 anos como médico", disse o médico sul-coreano Lee Cook-jong aos jornalistas, explicando que o verme mais longo removido dos intestinos do paciente tinha 27 cm de comprimento.


Como você consegue um parasita?


Os seres humanos podem obter parasitas através da alimentação de alimentos contaminados, sendo mordidos por um inseto ou pelo parasita que entra pela pele.


No caso do desertor norte-coreano, o primeiro caso é mais provável. Os parasitas que entram no corpo através de alimentos contaminados são muitas vezes worms.


O Norte ainda usa fezes humanas como fertilizantes. Se estas fezes não são tratadas e fertilizam legumes que são posteriormente consumidos não cozidos, os parasitas entram na boca e nos intestinos da pessoa.





Enquanto alguns não causam sintomas graves, outros podem ser fatais, explica o Prof. Peter Preiser da Escola de Ciências Biológicas da Nanyang Technological University em Singapura.




"O que todos eles fazem é tirar nutrientes de seu corpo", disse ele à BBC. "Então [mesmo] se a maioria deles pode passar despercebida, todos indicam um estado de saúde ruim. Para dizer simplesmente: as pessoas que têm parasitas não são saudáveis".


O que nos diz sobre os padrões de saúde da N Coreia?


"A Coréia do Norte é um país muito pobre e, como qualquer outro país pobre, tem sérios problemas de saúde", disse o professor Andrei Lankov, da Universidade Kookmin de Seul, à BBC.


Em 2015, pesquisadores sul-coreanos estudaram os registros de saúde de desertores norte-coreanos que visitaram um hospital em Cheonan entre 2006 e 2014.


Eles descobriram que apresentaram taxas mais altas de hepatite B crônica, hepatite C crônica, tuberculose e infecções parasitárias, em comparação com os sul-coreanos.


"Não sei o que está acontecendo na Coréia do Norte, mas encontrei muitos parasitas ao examinar outros desertores", afirmou o professor Seong Min da Dankook University Medical School, citada pela Korea Biomedical Review.


Mas o Prof. Lankov ressalta que, em comparação com outros países com renda similar per capita - como Bangladesh ou muitos países africanos - a população da Coréia do Norte é mais saudável do que seria de esperar. A expectativa de vida do país está bem acima da média considerando o nível de pobreza econômica, diz ele.


"A Coréia do Norte não tem recursos para ter um sistema médico moderno", diz ele. "Seus médicos estão relativamente mal treinados e têm que trabalhar com equipamentos primitivos".


Os parasitas estão ameaçando o soldado?


Sim. Considerando que ele já está em uma condição crítica, eles estão piorando a situação ruim.


O soldado foi baleado pelo menos seis vezes quando os guardas de fronteira da Coréia do Norte abriram fogo nele enquanto ele atravessava a Área de Segurança Conjunta em Panmunjom para o lado sul-coreano.


O jovem soldado foi apressado de helicóptero para um hospital na Coréia do Sul e foi submetido a uma cirurgia de emergência.


Os médicos dizem que há uma grave contaminação das feridas por parasitas e fezes.


"Estamos prestando muita atenção para evitar possíveis complicações", o cirurgião Lee Cook-jong disse a repórteres, explicando que "um enorme número de parasitas", incluindo lombrigas, foram encontrados no intestino delgado.


Cirurgião Lee Cook-jongImage copyrightEPA
Legião da imagem Ocirurgião Lee Cook-jong disse que nunca viu muitos parasitas


Se os intestinos são interrompidos e os parasitas são liberados na cavidade do corpo, eles podem ser muito mais perigosos e muito mais complicados de tratar.


Além disso, é provável que tenha tido os parasitas por um longo tempo. Isso significa que "esse paciente geralmente estará em estado mais fraco, de modo que feridas e cirurgias se tornarão mais perigosas", explica Prof Preiser.


Este é um problema particular para a Coréia do Norte?


Parasitas, especialmente vermes, são pensadas para ser generalizada na Coréia do Norte. No entanto, eles também afetam muitos países em desenvolvimento onde as dietas incluem vegetais não cozidos fertilizados com fezes.


Existem maneiras de tratar as fezes para que elas possam ser usadas como fertilizantes seguros, mas muitos países pobres negligenciam fazê-lo. O Prof. Lankov diz que esse parece ser o caso na Coréia do Norte.


A má saúde e nutrição tem consequências generalizadas ", mas a Coréia do Norte não admite isso porque temem que isso afete sua imagem demais".


Se já houver uma reunificação das duas Coreias, haveria problemas de saúde maciços para os funcionários enfrentarem as próximas décadas, adverte o Prof. Lankov.


do BBBC




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login