Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Duas escolas de Mafra vão para a etapa final da MOCISC


Duas escolas de Mafra vão para a etapa final da MOCISC

Duas escolas da rede municipal de ensino estão na final da 7ª Mostra Científica da Região do Contestado de SC – MOCISC, que acontecerá em Concórdia, no dia 26 de outubro. São elas: EMEB Mário de Oliveira Goeldner, com 1 projeto e EMEB Evaldo Steidel, com 2. A etapa classificatória da Mostra aconteceu no dia 5 de outubro no campus Mafra, com trabalhos escolares inscritos de 35 municípios de Mafra e região.


 


A EMEB Evaldo Steidel participou com 4 projetos, sendo classificada com os projetos “Minhocário”, da Educação Infantil e “Climatologia – temperatura e vento após o El niño”, do Ensino Fundamental (6ª ao 8º). A diretora da escola, Luciana Steffens parabenizou alunos, professores e coordenadores e agradeceu a APP, pais e professores, bem com a secretaria municipal de educação pelo apoio recebido. “Disputamos com escolas particulares, estaduais e municipais da região do Contestado e o mais importante foi a integração entre as escolas e a troca de conhecimento com todos os envolvidos”, declarou.


 


Minhocário


O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação Infantil - jardim I e II, da EMEB Evaldo Steidel, com o intuito de trabalhar a preservação do meio ambiente através da produção de húmus, que é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, que posteriormente foi utilizado na arborização do parque, no jardim e na horta escolar. Englobou também atividades interdisciplinares, por meio de situações problemas, origem, função e fisiologia das minhocas. Tudo em uma ação direta com os alunos, desde pegar a minhoca na mão para implantação no minhocario, evolução, peneiração e utilização do húmus. Participaram do projeto a professora Ivanir de Fátima Peters Krajewsky e os alunos, Kauany Santos Silva e Enzo Gabriel Stachuk.


 


Comportamento do vendo e da temperatura


 


O projeto de pesquisa e prática escolar com fins científicos foi desenvolvido objetivando a constatação do comportamento dos ventos e da temperatura em ano pós ocorrência do Fenômeno EL NIÑO, no Município de Mafra. A questão de pesquisa foi “ Como ocorreu o comportamento do vento e temperatura no período pós EL NIÑO em Mafra ocorrido entre Junho de 2016 e dezembro 2016”. Os dados foram coletados entre os meses de junho e dezembro de 2016 na estação metereológica da Unidade de Ensino. Partes das hipóteses foram confirmadas, enquanto outras foram atingidas de forma parcial. Sua principal contribuição está em fornecer dados regionais para interpretações de eventuais perdas ocorridas por ocasião do fenômeno. Participaram do projeto o professor Zaqueu Hack e as alunas Brenda Grochovski Batista e Maynara de Mello.


 


Compostagem


A EMEF Mario de Oliveira Goeldner classificou-se com o projeto “Aproveitamento dos resíduos orgânicos para tornar nossa escola sustentável”, no II ciclo do Ensino Fundamental (9º ano). participaram do projeto a professora Nilce Marinho Kaplum, com as alunas Juliana Soares dos Santos e Thainá Cristine Zellner Farias. O trabalho teve como objetivo, a implementação da compostagem na Escola Municipal Mário de Oliveira Goeldner, visando a conscientização da comunidade escolar, sobre a importância da redução e do tratamento dos resíduos domésticos. Inicialmente foi realizada pesquisa com todos os alunos do fundamental anos finais, sobre a compostagem e a importância da reciclagem. A composteira foi implantada na


escola com a orientação da Epagri. O composto resultante do processo foi aplicado na horta da escola.


 


 


MOCISC


 


A Mostra Científica da Região do Contestado de SC tem o objetivo de proporcionar aos professores e alunos da Educação Básica, a integração do conhecimento nas áreas das Ciências sociais, exatas, humanas, biológicas e da saúde. É realizada anualmente desde 2011 pela Universidade do Contestado. Para atender a toda a região das ADRs, são realizadas cinco mostras regionais classificatórias, nos municípios de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra e Seara, envolvendo mais de 35 municípios.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login